Christiane F. | A minha segunda vida
23 março
Segunda-feira, a arrancar com uma sugestão de leitura. Tenho o hábito de ler nos transportes públicos, mais até do que em casa. Hoje trago-vos o último livro que li.
Quem nunca leu "Os Filhos da Droga", baseado na experiência de Christiane F.? Afinal, nos anos 80 e 90 era quase leitura obrigatória entre os jovens, tal como aconteceria mais tarde - em Portugal, numa escala bem mais reduzida, obviamente -, com o romance "A Lua de Joana", também centrado no mundo da toxicodependência, ainda que num registo bem mais leve.
Aposto que ficaram curiosos acerca do destino desta jovem alemã. O que lhe aconteceu depois do lançamento do livro e do filme que se seguiu, ambos, grandes sucessos mundiais? Teria deixado definitivamente a droga? Estaria viva, sequer? Lembro-me de ouvir dizer que tinha morrido com uma overdose, depois de ter gasto grande parte dos lucros conseguidos com o livro, em droga.
Aposto que ficaram curiosos acerca do destino desta jovem alemã. O que lhe aconteceu depois do lançamento do livro e do filme que se seguiu, ambos, grandes sucessos mundiais? Teria deixado definitivamente a droga? Estaria viva, sequer? Lembro-me de ouvir dizer que tinha morrido com uma overdose, depois de ter gasto grande parte dos lucros conseguidos com o livro, em droga.
"A minha segunda vida", de Christiane F. Com Sonja Vukovic |
A resposta a estas e outras perguntas chegou o ano passado, na forma de uma biografia, escrita em conjunto com a jornalista Sonja Vukovic. Ou seja, sim, Christiane F. está viva e é o rosto presente na capa desta nova publicação, como podem ver na imagem acima.
O meu namorado ofereceu-me o livro no Natal e adorei a surpresa. Devorei-o (ao livro, claro), tal não era a curiosidade e vontade de saber mais acerca da "segunda vida" desta, agora, senhora.
Confesso que sempre tive um certo fascínio - ainda que negro, é certo - pela personagem criada n'"Os Filhos da Droga". Digo personagem porque sempre achei que a pintaram de uma forma mais fascinante, mais rebelde e cool do que realmente seria. Ao lermos esta segunda biografia, a própria autora fala do fenómeno Christiane F. na terceira pessoa, como que um alter-ego do qual não se consegue desprender.
Christiane Vera Felscherinow revela-se mais autêntica, nua e crua neste segundo livro -sim, mais ainda. Admite alguns arrependimentos e uma visão mais amadurecida do seu passado e da sua vida actual.
Não vou entrar em detalhes para não alterar a experiência de quem quiser ler esta segunda obra, mas aconselho-a a qualquer leitor que, como eu, tenha crescido com os relatos desta adolescente. O livro vale pelo seu conteúdo, pelos relatos apresentados e pela experiência de vida à qual temos acesso. Escrito por uma jornalista, com base em longas horas de conversa com Christiane, não esperem uma grande obra literária, já que esse nunca foi o propósito deste projecto.
Pormenor da galeria encontrada no livro | Cartaz promocional do filme baseado no best-seller "Os Filhos da Droga" |
Se já leram esta biografia, sintam-se à vontade para comentar e partilhar a vossa experiência. Eu fiquei colada e fui experienciando diversas emoções. Ora me sentia desiludida e revoltada, ora passava para um estado divertido e de extrema curiosidade. Leiam e digam de vossa justiça.
Obrigada pela visita! Não se esqueçam de deixar o vosso comentário. Se gostaram, partilhem :)
Até à próxima!
6 comments
O livro "Os Filhos da Droga" é completamente fascinante e lê-se de um sopro. Quando o acabei só queria ler mais. Depois, recentemente, vi o filme e fiquei pasma novamente. Ambos muito muito excelentes! Aconselho vivamente (o filme talvez não às pessoas mais sensíveis).
ResponderEliminarBeiijinhos,
http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/
Nunca tinha visto o filme. Vi há pouco tempo, na altura em que fiz esta publicação e achei-o bastante fiel ao livro, até.
EliminarObrigada pela visita :)
Eu li os filhos da droga na altura do natal, exatamente pelo facto de ter visto à venda esse livro. Agora quero muito ler esse, infelizmente nunca mais o vi à venda.
ResponderEliminarBeijos.
http://mariacrescida.blogspot.pt/
Podes sempre encomendar, online :) até é capaz de sair mais barato.
EliminarBeijos, obrigada pela visita!
Acabei de ler os Filhos da droga e agora fiquei com vontade de saber mais da moça
ResponderEliminarNunca pensei que lançassem um segundo livro, passados tantos anos. Se ficaste curioso, acho que vais gostar.
EliminarObrigada pelo teu comentário!