Christiane F. | A minha segunda vida

segunda-feira, março 23, 2015

Segunda-feira, a arrancar com uma sugestão de leitura. Tenho o hábito de ler nos transportes públicos, mais até do que em casa. Hoje trago-vos o último livro que li.

Quem nunca leu "Os Filhos da Droga", baseado na experiência de Christiane F.? Afinal, nos anos 80 e 90 era quase leitura obrigatória entre os jovens, tal como aconteceria mais tarde - em Portugal, numa escala bem mais reduzida, obviamente -, com o romance "A Lua de Joana", também centrado no mundo da toxicodependência, ainda que num registo bem mais leve.

Aposto que ficaram curiosos acerca do destino desta jovem alemã. O que lhe aconteceu depois do lançamento do livro e do filme que se seguiu, ambos, grandes sucessos mundiais? Teria deixado definitivamente a droga? Estaria viva, sequer? Lembro-me de ouvir dizer que tinha morrido com uma overdose, depois de ter gasto grande parte dos lucros conseguidos com o livro, em droga.


"A minha segunda vida", de Christiane F.
Com Sonja Vukovic

A resposta a estas e outras perguntas chegou o ano passado, na forma de uma biografia, escrita em conjunto com a jornalista Sonja Vukovic. Ou seja, sim, Christiane F. está viva e é o rosto presente na capa desta nova publicação, como podem ver na imagem acima.

O meu namorado ofereceu-me o livro no Natal e adorei a surpresa. Devorei-o (ao livro, claro), tal não era a curiosidade e vontade de saber mais acerca da "segunda vida" desta, agora, senhora.

Confesso que sempre tive um certo fascínio - ainda que negro, é certo - pela personagem criada n'"Os Filhos da Droga". Digo personagem porque sempre achei que a pintaram de uma forma mais fascinante, mais rebelde e cool do que realmente seria. Ao lermos esta segunda biografia, a própria autora fala do fenómeno Christiane F. na terceira pessoa, como que um alter-ego do qual não se consegue desprender. 


Christiane Vera Felscherinow revela-se mais autêntica, nua e crua neste segundo livro -sim, mais ainda. Admite alguns arrependimentos e uma visão mais amadurecida do seu passado e da sua vida actual.


Pormenor da galeria encontrada no livro

Não vou entrar em detalhes para não alterar a experiência de quem quiser ler esta segunda obra, mas aconselho-a a qualquer leitor que, como eu, tenha crescido com os relatos desta adolescente. O livro vale pelo seu conteúdo, pelos relatos apresentados e pela experiência de vida à qual temos acesso. Escrito por uma jornalista, com base em longas horas de conversa com Christiane, não esperem uma grande obra literária, já que esse nunca foi o propósito deste projecto.

Pormenor da galeria encontrada no livro |
Cartaz promocional do filme baseado no best-seller
"Os Filhos da Droga"

Se já leram esta biografia, sintam-se à vontade para comentar e partilhar a vossa experiência. Eu fiquei colada e fui experienciando diversas emoções. Ora me sentia desiludida e revoltada, ora passava para um estado divertido e de extrema curiosidade. Leiam e digam de vossa justiça.


Obrigada pela visita! Não se esqueçam de deixar o vosso comentário. Se gostaram, partilhem :)

Até à próxima!

6 comments

  1. O livro "Os Filhos da Droga" é completamente fascinante e lê-se de um sopro. Quando o acabei só queria ler mais. Depois, recentemente, vi o filme e fiquei pasma novamente. Ambos muito muito excelentes! Aconselho vivamente (o filme talvez não às pessoas mais sensíveis).

    Beiijinhos,
    http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha visto o filme. Vi há pouco tempo, na altura em que fiz esta publicação e achei-o bastante fiel ao livro, até.
      Obrigada pela visita :)

      Eliminar
  2. Eu li os filhos da droga na altura do natal, exatamente pelo facto de ter visto à venda esse livro. Agora quero muito ler esse, infelizmente nunca mais o vi à venda.
    Beijos.
    http://mariacrescida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sempre encomendar, online :) até é capaz de sair mais barato.
      Beijos, obrigada pela visita!

      Eliminar
  3. Acabei de ler os Filhos da droga e agora fiquei com vontade de saber mais da moça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca pensei que lançassem um segundo livro, passados tantos anos. Se ficaste curioso, acho que vais gostar.

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário!

Content created by

MARINA © 2014-2020. ALL RIGHTS RESERVED.