Vamos refilar | Rótulos e sexismo

quarta-feira, julho 01, 2015

Há coisas que mexem com o meu sistema nervoso. 

Não são muitas, mas aquelas que me irritam mesmo, são capazes de me deixar num estado de raiva, que acaba por se reflectir em longos e furiosos discursos - normalmente, direccionados a quem aparecer à minha frente primeiro.

Acho que o meu gato não ia entender. Hoje, despejo em vocês.

Deparei-me com uma publicação que me fez entrar no estado acima descrito. A começar logo pelo título: "10 sinais de que estás a namorar com uma Mulher, não com uma miúda". Promissor. 

Tirem uns segundos para ler o texto, aqui


Vá, pode ser na diagonal...eu espero...


Já está? Leram tudo? Não estou sozinha nisto, pois não?

Este foi o comentário que deixei na publicação:

Nem mulher, nem homem nenhum têm de corresponder a qualquer tipo de ideal imaginado por terceiros. Somos indivíduos, somos diferentes e todos temos o nosso valor. Há pessoas extrovertidas e há pessoas tímidas. Há pessoas mais e menos românticas, mais e menos adeptas das redes sociais, mais e menos aventureiras, mais e menos vaidosas. Somos todos seres humanos. Homens, mulheres e tudo o que se encontra pelo meio. É a diferença que nos torna únicos! Que texto ignorante. Nem me vou dar ao trabalho de enumerar a quantidade de barbaridades que li por aqui. O que retirei daqui: "eu gosto de mulheres assim e assado e as que não vão ao encontro daquela que é a MINHA opinião, são imaturas, desinteressantes e não são boas o suficiente". Um texto escrito por um tal de Paul Hudson, que, aparentemente, se julga no direito de rotular as mulheres com quem se cruzou, mas que não pensa duas vezes em incluir-se no saco dos "homens". As mulheres não vieram ao planeta para agradar homem nenhum - muito menos um que faz uma lista daquilo que uma mulher deve ser.


Estou tão cansada deste tipo de comportamento arrogante! O ser humano adora julgar, avaliar e rotular aqueles com quem se cruza. 

Enquanto mulher, estou cansada das expectativas que a sociedade cria em torno de um género sexual! Por favor! Ter nascido com um útero e ter desenvolvido um par de mamas trouxe à boleia a obrigação de me comportar de determinada forma? Trouxe uma predisposição genética para - e permitam-me fugir um pouco ao conteúdo do artigo em questão - "gerir um lar", como já me disseram? Muniu-me de todo um instinto maternal e de um desejo irresistível de casar de vestido branco?


Mulher que é Mulher, tem classe. Mulher que é Mulher, é confiante. Uma Mulher tem sempre tudo sob controlo. As Mulheres gostam de ler. 

Balelas.

Eu gosto de ler. Sou mais mulher do que a minha mãe, que nunca adquiriu esse hábito? Não! Claro que não! Sou melhor do que alguém que adora folhear revistas cor-de-rosa? Não! Não são estas futilidades que definem um ser humano! E, com certeza, não definem o valor de uma pessoa, seja homem ou mulher.

E, claro, que o dito artigo foi escrito a pensar única e exclusivamente na mulher ocidental. Típico. E o indivíduo da "sociedade moderna" que não se sentisse no centro do mundo e da razão! Seria bizarro, no mínimo.



O que mais me irrita é que não é preciso procurar muito para encontrarmos mais textos do género, espalhados pela Internet fora. Há também artigos semelhantes em relação a homens e àquilo que eles devem ser, de acordo com a opinião de uma qualquer mulher, perdida numa utopia interior.

Poupem-me.  [inserir revirar de olhos]


“O drama da Internet é que ela promoveu o idiota (...) a detentor da verdade”


Umberto Eco



Esta é a Cátia refilona que referi na barra lateral. Se gostarem deste tipo de publicações, façam-mo saber nos comentários, abaixo, que eu começo a revoltar-me mais por estes lados e menos nos ouvidos de quem me rodeia. Os visados agradecem.


Obrigada pela visita! Não se esqueçam de deixar o vosso comentário. Se concordam comigo, partilhem 

15 comments

  1. Concordo contigo. E infelizmente é disso que mais se vê por aí, o 'como ser perfeita' então mata-me.
    Acho que a revolta é o único caminho de facto, porque há gente que se deixa levar por essas tretas. Não sei muito bem o que têm na cabeça, mas isso é outra conversa. Volta e meia também sou Maria refilona, por isso por mim, estás à vontade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ar e vento, Mia. Ar e vento...x)
      Obrigada pela visita ^^ é bom saber que não estou sozinha nisto! Nos comentários ao artigo, há homens a concordar e até mulheres que aplaudem o texto - as que se identificaram com aquela lista e que ficaram de peito cheio, claro, porque tudo gira à volta delas e todas as mulheres deviam ser como elas -_-
      E depois há homens e mulheres que ficaram tão parvos com isto como eu e tu. Não estamos sozinhas na revolta! ;P

      Eliminar
  2. Umberto Eco tem sempre razão! A frase dele resume tudo! E ser mulher é muito mais que seguir os padrões definidos pela sociedade. Temos que ser nós e únicas o quanto baste e não uma fotocópia.

    Love, Maria
    marieroget.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente contigo! Que artigo tão estúpido. Eu tenho 19 anos, considero-me muiito imatura em determinados aspectos e no fundo não me vejo como uma mulher, ainda. Mas não foi por isso que me deixou irritada em relação a esse artigo. O que me irritou mesmo foi o monte de barbaridades ditas que em nada correspondem à realidade. Uma mulher para ser mulher não pode comer salada à frente do homem porque mostra falta de confiança? É por isso que é uma miúdinha que nada vale?
    Este foi um dos "12" sinais que eu achei absolutamente ridículo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, esse exemplo é qualquer coisa de muito mau.
      Não és a única. Todos somos imaturos nalguns aspectos, independentemente da idade. Basta olharmos para as pessoas que nos rodeiam, sejam jovens, adultos ou até idosos. Qualquer pessoa é capaz de adoptar um comportamento imaturo em determinada ocasião. E então? Não há problema nenhum. Estamos sempre a aprender e vamos improvisando e dando o nosso melhor.
      Obrigada pela visita e pelo comentário! Adorei :D

      Eliminar
  4. Provavelmente, como resposta a esse senhor, teria focado o ponto 7, "miúdas falam sobre assuntos triviais". Sendo que o assunto, de que o senhor está a falar, é trivial, e se formos a aplicar a mesma lógica desse ponto aos homens, então esse tal de Paul Hudson é um miúdo, não um homem. Just sayin'.

    E o teu cansaço em relação às expectativas que a sociedade cria em torno do género de uma pessoa é o mesmo cansaço que eu tenho em relação às expectativas que sociedade cria em torno da orientação sexual de uma pessoa. Não querendo entrar demasiado no campo do preconceito em relação a homossexuais, apenas quero contar que pessoas já me disseram que me deveria vestir "melhor", ou ver série X, ou frequentar locais/ambientes gay só por ser homossexual.

    É todo um preconceito a acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu te compreendo. E toda uma paciência a esgotar-se!

      Eliminar
    2. Also, adorei a tua resposta, em relação ao ponto 7! Nem tinha pensado nesse pormenor :P

      Eliminar
  5. bem, ainda agora acabei de descobrir o teu blog já gosto dele. concordo plenamente contigo, que artigo tão estúpido. e mais estúpido ainda é haver gente (homens e mulheres) a concordar com tamanha idiotice... enfim! já te sigo, beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda! ^^ E muito obrigada, até me fizeste sorrir, agora! :)
      Sim, isto já foi ontem e eu ainda estou irritada hahaha até porque cheguei ao computador, à tarde, e vi que há pessoas a partilhar esta lista como se fosse uma coisa espectacular. Mas não estamos sozinhas ;) beijinho

      Eliminar
  6. Concordo com o que disses-te! We Flawless! *.*
    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Concordo contigo! Tens toda a razão! Eu sempre fui um pouco geek e awkward mas sempre me senti bem na minha pele e ninguém tem nada que andar a dizer qualquer coisa que seja. Assim como aquelas mulheres que gostam de se vestir bem, maquilhar, enfim tudo e mais alguma coisa.
    Segui-te aqui e no insta! Adorei o blog e a ti! :)

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Rita! :) ainda bem que fiquei mais uns minutos em vez de ir dormir, que com comentários assim, até acabo o dia mais bem disposta!
      Como eu te compreendo: awkward é o meu nome do meio hahaha és capaz de gostar de fazer este "quiz", do meu blog anterior (actualmente abandonado): http://wordsthatsmile.blogspot.pt/2014/06/are-you-socially-awkward-penguin.html ;)

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário!

Content created by

MARINA © 2014-2020. ALL RIGHTS RESERVED.