Acordo Ortográfico

sexta-feira, maio 15, 2015

Olá, pessoas!

Decidi escrever um post para vos informar que este blog vai continuar a ser escrito em bom português. Porquê? Porque as regras impostas pelo Novo Acordo Ortográfico são estúpidas - gosto desta palavra...estúpidas...curta e grossa.

Para quem ainda não sabe, o novo acordo passou a ser obrigatório, no nosso país. E, sim, é SÓ mesmo no nosso país, que nos PALOP o português escreve-se como deve ser. 

Pois...p'ra que é que eles dizem que isto serve, mesmo? 

Ah, já me lembro, para não destoarmos tanto do português do Brasil, não é? Porque isso...podia...provocar...uma...guerra? Ou...não sei, porque...é chato escrevermos de forma um pouco...diferente? Epa, descobriram a pólvora! Que ideia genial! 

Alguém que envie uma carta lá aos gajos do Reino Unido e dos EUA, que eles também têm ali umas palavrinhas a acertar e se calhar ainda nem se aperceberam! Temos de os ajudar, que estamos a falar de um problema sério!!!

Esperem, estava-me a esquecer da verdadeira razão: o novo acordo foi criado para encher os bolsos de gentinha que nem a própria cultura respeita!!!



Sim, qualquer língua está sujeita a sofrer alterações ao longo dos tempos, ou ainda estaríamos a escrever à moda de Camões. Falando nisso, a ver se me despacho, que ainda tenho de ir ali fazer um avio à pharmácia. 

Não tenho nada contra a evolução das línguas. A questão é que é suposto as alterações fazerem sentido...serem úteis, quiçá, lógicas. Não? Se calhar sou eu que sou demasiado exigente.

Temos palavras com dupla grafia! Dupla grafia! Há palavras em que o C (ai, o C...) não é, de FACTO, mudo, mas, pasmem-se: podem escrever sem C, se quiserem. Respeitar a oralidade? Não. Qual quê? Cada um escreve como quiser, que isto agora é à vontade do freguês.

Tenho lido as maiores barbaridades. Não há qualquer problema. Justificam-se com um simples "Aaaaaah, agora é assim. É. Por causa do novo acordo...é...'tou-te a dizer...".

Temos professores do ensino primário que não receberam qualquer formação, em relação às regras do Novo Acordo Ortográfico - e que não se deram ao trabalho de o estudar, aparentemente -, que andam a passar informações incorrectas (ui, olha o corrector automático a dizer que que 'incorrectas' não leva C...sou uma rebelde) às crianças. Se têm crianças na família, acredito que saibam do que estou a falar. 

Mas, atenção, tenho a certeza que há muitos professores que estudaram as novas regras e que as sabem aplicar, obviamente. Quero acreditar que o exemplo que dei representa a excepção.

Concluindo, no meu trabalho, sou obrigada a respeitar as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. No meu blog pessoal? Claro que não. Era o que mais faltava. 

Ainda estou a pensar no que vou fazer em relação ao meu diário...será que o Estado mo confisca, se escrever à antiga?


Anyway, obrigada pela visita! Não se esqueçam de deixar o vosso comentário. Se gostaram, partilhem :)

Até à próxima! Bom fim-de-semana!

5 comments

  1. Concordo inteiramente contigo! O meu grande problema é que vou ter exame do 12º para o ano de português, não sei escrever, não sei a gramática. Sei o antigo, agora este..uma grande confusão. Revolta-me imenso! Fomos ensinados de outra forma mas temos de fazer exame com o que não aprendemos!

    http://cereja-dooce.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera lá...então, tu estás no 11º, o acordo entrou em vigor em 2012 e as novas regras não estão incluídas no programa de Português?? Realmente...haja paciência!

      Podes sempre tentar aprender por ti mesma, há muita informação online e parece complicado mas nem é assim muito, é uma questão de prática. E o exame vai correr bem :) tu até gostas de escrever e tudo, não tivesses tu um blog eheh

      Obrigada pela visita ^^

      Eliminar
  2. Derramo duas lágrimas: uma por saber que não estou sozinho neste assunto e uma segunda pela dor que este tema provoca no meu coração.

    Confere, a língua está sujeita a alterações, aliás, tal como aprendi na faculdade, a língua é um "sistema aberto" (creio ser esse o termo correcto, se não for, peço desculpa a outros linguístas que estejam a ler isto), mas... não, simplesmente não! Ainda percebo a queda das consoantes mudas, não aprovo por uma questão pessoal, mas pronto, sejamos um pouco flexíveis. Agora, mini-saia > minissaia? Não.

    PS. Peço desculpa se dei a entender que iria desenvolver este tema, mas o Tico e o Teco recusam-se a trabalhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que há mais linguístas a visitar o meu blog? Agora fiquei curiosa!
      Sim! É isso, eu até percebia se tivessem acabado com as consoantes mudas! Agora, tirar acentos (pára - para) e admitirem que se tirem consoantes que nem são mudas (ai, dupla grafia e tal)...isso mata-me. A minissaia ainda é naquela, toda uma aglutinação a acontecer! ahahah

      Obrigada pela visita ^^,
      P.S.: foi preciso um post sobre o acordo p'ra te sentires impelido a comentar no próprio blog ahahah

      Eliminar
  3. Estamos contigo! Estamos mesmo!! Nem há o que dizer a mais

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!

Content created by

MARINA © 2014-2020. ALL RIGHTS RESERVED.