De coração partido

segunda-feira, maio 04, 2015


Hoje, tenho o coração partido.

Hoje, estou zangada. Incrédula.

Hoje, chego-vos triste.

Hoje, peço-vos ajuda.

Por eles.


Para vocês, que seguem o meu blog, não é novidade que sinto um carinho muito grande por animais. O meu gato veio da rua. O meu cão veio de um canil (podem ler a história do Balu, aqui). Considero-os parte da família. São duas vidas. Tão valiosas como a minha ou a vossa.

É verdade que o ser humano sente que é a personagem principal deste nosso planeta Terra. Mas não é. Vida, é a palavra-chave, aqui



Eles também sentem. 
Eles também sofrem. Eles também amam. 
Diferente não é sinónimo de inferior.

Começo, hoje, uma nova rubrica. Mensalmente, vou divulgar fotografias de alguns dos animais que esperam uma família, no Canil Municipal da Moita. Um canil de abate, que se encontra lotado, já há muito, muito tempo.

Eles precisam de ajuda. Desesperadamente. Partilhem. Falem sobre eles. Estou, aqui, a pedir-vos por favor. Por eles.


Fotografias da autoria da Casa Amarela, editadas por mim

Sempre que olho para o meu cão e penso no que lhe fizeram...penso nos dias que ele passou abandonado. Nos dias em que teve frio e medo, fechado numa jaula, no canil. Sempre que recordo o ar assustado com que o vi pela primeira vez...penso nas dezenas de cães que não tiveram a mesma sorte que ele. Que ainda não têm uma família.

Muitos deles foram adoptados. Conheceram o calor de um lar. Souberam o que é receber festas e brincar. Brincar, imaginem. Apenas para serem devolvidos ao canil. Apenas para serem abandonados por aqueles que amaram desde o primeiro dia.

Cada um destes animais tem uma história. A sua história. São todos meigos. Todos procuram alguém que lhes dê a mão. Com paciência, com consciência, com responsabilidade.


A Casa Amarela é um projecto sem fins lucrativos que tem

conseguido impedir abates no canil municipal. É,

literalmente, uma casa. Uma pessoa que vive com dezenas

de cães e gatos (em regime de FAT - Família de Acolhimento 

Temporário) e que continua a abrir as suas portas sempre
que isso implica impedir um abate.



Há animais a dar entrada no canil TODOS OS DIAS. Abandonados. Devolvidos. Cachorros, cães adultos e idosos. Doentes e saudáveis. Gatos e gatinhos. Desde cadelas grávidas a animais com tumores. Todos são descartados.

Há rafeiros, cães de raça e híbridos. Naquele canil encontramos tudo. O que têm em comum? Olhos tristes. Cabeças baixas. Ladrares desesperados.

Animais cujos crimes mais graves foram fazer xixi no tapete, ladrar, estragar os móveis ou, simplesmente, crescer. Outros nada fizeram. Um "porque sim" é o que basta.

Peço-vos como nunca que partilhem. Se conhecem alguém que esteja a pensar em adicionar um membro de quatros patas à família, tentem convencê-los a adoptar, em vez de comprar.

A página de facebook da Casa Amarela (clicar aqui) está em constante actualização. Podem enviar uma mensagem privada se quiserem alguma informação acerca de um animal em específico. Elas estão desesperadas e com um sentimento de impotência enorme.

 A Câmara Municipal da Moita garante a esterilização, a vacina antirrábica e o chip.


Obrigada pela visita e por terem ficado até ao fim. Até à próxima.

11 comments

  1. Muito bem, grande iniciativa.
    Eu amo animais também. Infelizmente, não tenho nenhum.Não por escolha própria, mas porque vivo num apartamento e não gosto de ver os animais fechados dentro de casa. Um dia, quando tiver uma casinha com jardim, será a primeira coisa que irei fazer: adoptar um cãozinho :)

    http://esbocosderimel.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)
      Foi um dos receios que tive quando adoptei o Balu. Eu também vivo num apartamento e o meu cachorro é de porte médio/grande, já ultrapassou os 30 kg. Compensamos o espaço fechado com 3 passeios diários. Quando temos tempo, damos passeios de 1 hora ou mais (vamos ao parque, à praia...) e mesmo em casa ele farta-se de correr. Brincamos ao busca no corredor, jogamos à bola, treinamos o senta e essas coisas ^^
      A única desvantagem que vejo, neste momento, é que ele estraga tudo. O meu quarto...eu nem te digo como está o meu quarto xD temos que estar muito atentos.
      De resto, acredita, ele é feliz e qualquer casa seria melhor que a jaula imunda em que ele estava quando o encontrei.

      Obrigada pela visita :) e boa sorte, espero que consigas uma casinha com jardim :P

      Eliminar
  2. Adorei a iniciativa! :) Espero que muitos deles consigam finalmente uma família que os cuide e ame como é suposto.
    Cá por casa andamos a pensar em adoptar um gato e o que vier será também do canil cá do sítio. Enquanto não vem nenhum, lancei-me numa missão de todos os meses ir lá deixar comida e/ou cobertores, (infelizmente) há sempre falta.

    xoxo, Mia :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) fico contente por teres gostado da ideia :) o blog ainda não tem muitos seguidores, mas pode ser que a longo prazo consiga ajudar nem que seja um patudo.
      É verdade, essas ajudas fazem sempre falta, é um gesto muito bonito da tua parte. Parabéns! :)
      Que bom que vais ter um gatinho ^^ desde que tenho o Peri, sinto que nenhuma casa está completa sem um gato enroscado no sofá eheh

      Obrigada pela visita :)

      Eliminar
    2. Obrigada também! :)
      Basta que um tenha a iniciativa para gerar a mudança!

      Eliminar
  3. Isto parte-me o coração, mesmo :(
    Espero que consigam uma família e parabéns pela iniciativa!

    http://houseofblondie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. O gatinho branco foi abandonado pelos donos, sem qualquer justificação, e deixado a miar em aflição :( o meu gato nem come quando não estamos em casa...imagino a dor daquele pequeno.
      O cãozito que está a mostrar os dentes foi abandonado porque acharam que era agressivo. Há cães que fazem expressões, em que parece que estão a sorrir. O 'sorriso' daquele é diferente. É só isso.
      Só gostava de poder trazer mais para casa, mas é impossível :( espero conseguir ajudar nem que seja um deles, com esta rubrica.

      Obrigada pelo apoio :)

      Eliminar
  4. Opá há tantos animais nestas condições, faz-me tanta impressão. A minha sushi (gata) foi me oferecida por amigos, mas a que eu tinha antes veio para nossa casa porque a iam matar :(
    xx
    Blog: adonadasushi.blogspot.pt
    Nova página: facebook.com/blogdadonadasushi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :( ainda bem que ficaste com ela. Às vezes sinto que as pessoas vêem os cães e os gatos como objectos. São meras posses, descartáveis. Faz-me muita confusão.
      Mas enfim...a pouco e pouco as coisas estão a mudar no nosso país. É pena ser uma mudança muito lenta e com anos de atraso.

      Obrigada pela visita! :)

      Eliminar
  5. Se eu pudesse, ficava com todos! Fico de coração partido ao ver tantos "bichinhos" lindos e com um ar triste. Os meus animais também vieram da rua. O meu gato foi abandonado a porta da escola da minha mãe com os 7 irmãos e a minha cadela foi encontrada na pista de corrida com 2 meses.
    As pessoas usam os animais como logo. Mas em vez de gastarem dinheiro (muito dinheiro) em comprar um cão de raça, adoptar é muito melhor e só trará alegria tanto para o animal como para a pessoa que o adopta. Ajudar não custa, e os animais merecem!

    Love, Maria
    marieroget.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo. Tive muita pena de só poder trazer o Balu - e mesmo à conta disso, tenho recebido muitas bocas, por viver num apartamento e por ele ser grandalhão e blá blá blá.
      Pois, e o mais parvo é que existem cães de raça no canil. Até compreendo que as pessoas possam ter preferência por determinadas raças, mas basta procurarem bem e entre canis e abrigos, de certeza que encontram o que procuram. Enfim...ainda há muito preconceito em relação a cães abandonados. As pessoas associam-nos a animais agressivos ou doentes.

      Obrigada pela visita :) <3

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário!

Content created by

MARINA © 2014-2020. ALL RIGHTS RESERVED.