Queques de Chocolate Caseiros

quarta-feira, agosto 26, 2015


Agosto é um mês de aniversários importantes para mim. A minha mãe e o meu irmão fazem anos nesta altura.

Desde sempre que fazemos os bolos uns dos outros nestas alturas. Para variar um pouco do bolo tradicional, este ano fiz uns queques para a minha mãe. O meu irmão gostou tanto, que acabei por repetir a proeza nos anos dele.

Foi a minha segunda experiência com a forma para queques. A primeira foi no Dia dos Namorados, recheados com nutella. Ficaram saborosos e deformados.

Deixo-vos a receita desta segunda tentativa. Usei a do meu bolo de chocolate. Serviu bem hahaha

Queques de Chocolate

Ingredientes:
4 ovos
2 chávenas de farinha Branca de Neve
2 chávenas de açúcar
1 chávena de leite magro
1 chávena de óleo
1 embalagem de chocolate em pó do Pingo Doce
1 colher de chá de fermento Royal
1 colher de chá de essência de baunilha

Para a cobertura:
1/2 barra de chocolate para cozinhar
Margarina q.b.
Leite q.b.


Preparação:
Misturem tudo, pela ordem que vos der mais jeito e mexam até que a massa comece a criar bolhinhas. Não costumo bater claras em castelo nem nada dessas mariquices, não me julguem hahaha

Vão ao forno pré-aquecido a 170ºC, durante cerca de 20 minutos. Vão espreitando e deixem os queques dentro do forno durante mais um pouco, depois de desligarem o lume. Se os tirarem logo, são capazes de ir abaixo.

Para a cobertura, aconselho alguma mariquice. Derretam o chocolate em banho maria. Juntem a margarina. Vão adicionando o leite, aos poucos, até adquirirem a espessura desejada.

© Cátia Costa

Coloquem a cobertura com a ajuda de um salazar. Deixem os queques arrefecer um pouco, primeiro.

Eu juntei côco ralado e bolinhas decorativas.

© Cátia Costa

Nos queques do meu irmão (imagem acima) coloquei um pouco menos de massa por cada forma, a ocupar uns dois terços. Ficaram mais bonitinhos. 



© Cátia Costa

A minha forma tem seis divisões, pelo que sobrou um pouco de massa. Com o que sobrou, experimentei fazer uma espécie de bolo da caneca improvisado. Podem ver o resultado, aqui.

Agora, tenho ali um cão que se recusa a ir dormir sem mim. Tenho de me retirar.


Obrigada pela visita! Não se esqueçam de deixar o vosso comentário. Se gostaram, partilhem ♥

8 comments

  1. Ai, mas que bom aspeto.
    xoxo,

    atwednesdaysiwearpink.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) obrigada, Carina. Agora é continuar a experimentar com as formas.

      Eliminar
  2. Parece que usamos a mesma receita então :b

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Têm tão bom aspeto *___________*
    Ai ai ai a minha dieta :p
    Beijinho,
    Blog K of Kawaii | Follow me on Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fizeres batota na dieta, podes dizer que a culpa foi minha, eu autorizo xD

      Eliminar
  4. Que bom aspeto, vou guardar a receita para fazer :)

    http://joanasrverissimo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem :D aqui em casa desapareceram num ápice eheh

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário!

Content created by

MARINA © 2014-2020. ALL RIGHTS RESERVED.