Bebidas vegetais | Guia rápido

terça-feira, outubro 06, 2015


Olá, pessoas!

Eu não bebo leite. Para além de outras questões, sentia-me inchada, logo pela manhã, depois de tomar o pequeno-almoço. Isto deixou de acontecer, a partir do momento em que excluí o leite da minha alimentação. Continuo a comer queijo e iogurtes sólidos, sem problema. Os iogurtes líquidos também já não me caíam muito bem.

Tenho lido por aí que o consumo de bebidas vegetais tem vindo a aumentar. Achei, portanto, que seria uma boa ideia esclarecer-vos acerca das principais opções que podem encontrar à venda. Estas especificidades podem variar um pouco, consoante as marcas.

AMÊNDOA

Enriquecida em cálcio e vitaminas. Pouco açúcar.
Calorias/200ml = 58 kcal

ARROZ

Enriquecida em cálcio e vitaminas D, B12 e B2. Isento de glúten.
Bastante energética. Uma boa opção para quem pratica
exercício físico.
Calorias/200ml = 100 kcal

AVEIA

Nem todas as marcas são enriquecidas em cálcio e vitaminas.
Não indicada para alguns celíacos (intolerantes ao glúten).
Calorias/200ml = 88 kcal

CÔCO

Fonte de vitaminas D e B12Isento de glúten.
Sem adição de açúcares.
Calorias/200ml = 40 kcal*

SOJA

Rica em proteínas (idêntica ao leite,neste aspecto).
Quantidade de açúcar varia consoante as marcas.
Calorias/200ml = 80 kcal

Pessoalmente, para beber em copo, prefiro as bebidas de soja. Têm uma textura mais semelhante à do leite. O sabor varia um pouco consoante as marcas, mas é parecido com a baunilha. As bebidas achocolatadas são muito saborosas.

A de amêndoa fica maravilhosa em batidos. Ficam bem cremosos e docinhos! Depois partilho convosco o batido que costumo fazer. Está prometido!

A de arroz é a bebida com o tom mais claro, semelhante ao leite. É espessa, mas tem um sabor mais leve. Prefiro acompanhar com cereais. A espessura desta bebida faz-me confusão, se beber só em copo.



Por fim, a de aveia. Já provei natural e com chocolate. Bebe-se, mas acho que é a que gosto menos.

Ainda não experimentei a de côco. Tenho aproveitado as promoções e as marcas brancas e ainda não calhou comprar essa. Mas algo me diz que vou adorar!

Se seguem uma dieta vegetariana, devem optar por uma das bebidas enriquecidas em cálcio e vitaminas.
Se não for o caso, basta terem uma alimentação variada e equilibrada e optem pela bebida que preferirem, basicamente.



Fontes:
revista teste saúde 117, outubro/novembro 2015, p.36-37
*Alpro | Bebida de Côco | Original, em http://www.alpro.com/pt/produtos/bebidas/coco/original



E vocês? Consomem este tipo de alternativas ao leite? Porque é que optaram por estas bebidas? Contem-me tudo :)


Obrigada pela visita! Não se esqueçam de deixar o vosso comentário. Se gostarem, partilhem ♥

14 comments

  1. Eu adoro leite, não conseguia abdicar da minha alimentação, a menos que fosse intolerante à lactose e tivesse de fazê-lo por uma questão de saúde.
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu dizia exactamente a mesma coisa e agora acho que já me faz impressão, se for beber leite '^^ é tudo uma questão de hábito :)
      Beijinhos, obrigada pela visita ^^

      Eliminar
  2. Eu devia - tenho uma ligeira intolerância à lactose, mas infelizmente, com a quantidade de leite que bebo, gastava o orçamento mensal todo em bebidas vegetais lool mas adoro a de côco, experimenta! É muito leve e saborosa!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sempre alternar '^^ sempre é melhor que nada. Mas é, são tão caras...o que vale é que gosto bastante da marca branca do Pingo Doce, no que toca ao leite de soja e eles vão tendo sempre promoções nos outros, também :)
      Sim! :D vou experimentar!

      Eliminar
  3. Eu cá só bebo água mesmo!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Leite de soja sempre! Por acaso, e não sei pq (!!!) nunca experimentei o de amêndoa! Tlv, sóoo tlv, pq não goste de amêndoa lol mas tenho de tentar. Deve ter um sabor diferente 4 sure!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem um sabor bem mais leve que os doces de amêndoa, por exemplo. É é mais espesso que o de soja, por isso é que prefiro em batidos.
      Experimenta :P até pode ser que gostes.

      Eliminar
  5. Adorei as sugestões , eu cá adoro queijo não me imagino sem ele loool . Leite nunca gostei muito mas adoro sumos de fruta natural sobretudo laranja,morango e kiwi e batidos e bebo muita água também claro .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah também adoro queijo. Nas massas, então...ui. Mas o queijo não me faz mal, por acaso.
      Eu adorava leite! Nunca pensei em deixar de beber, mas olha...nem lhe sinto a falta. Siiiim :D sumos naturais e batidos, é tão bom ^^

      Eliminar
  6. Geralmente bebo de soja, mas sempre com chocolate. O de amêndoa consigo beber ao natural, acho o sabor mais suave! Mas é tão caro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é! Só comprei quando o apanhei em promoção. O de soja sempre acaba por ser mais económico, com as marcas brancas :)

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Vais gostar :D "primeiro estranha-se, depois entranha-se".

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário!

Content created by

MARINA © 2014-2020. ALL RIGHTS RESERVED.